Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Macau _ 2008

Decorreu, de 28 de Março a 6 de Abril, de 2008, no Centro Cultural de Macau, mais uma edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo, que mostrou:

- MY WINNIPEG. A preto e branco, um retrato cómico-trágico de uma cidade fria, cinzenta e depressiva. A capital da província de Manitoba, no Canadá, vista por quem foi ali nado e criado. (o tapete da sala, enrolado, a fazer as vezes do pai morto; e a senhoria, que quando soube que iam fazer um filme não abandonou a casa, porque também queria aparecer).

- EN LA CIUDAD DE SYLVIA. Ele, em Estrasburgo, à procura da Sylvia, com apenas meia dúzia de diálogos, em francês, de permeio. Uma montra de genes europeus. (os mesmos figurantes, a cada cinco minutos).

- FADOS. Registo do que seria um variado (e interessante) espectáculo, se fosse fácil juntar todas aquelas pessoas num mesmo espaço e tempo. Excelente encenação. Um (ledo) engano. (aviso à navegação: bailarinas com piercings, bailarinos descamisados com tatuagens, MCs, Chico Buarque de Hollanda, Lura, Caetano Veloso, inter alia).

- AND WHEN DID YOU LAST SEE YOUR FATHER? Morno, como um cadáver que se cobre para passar a noite na cama. Morto. (…)

- NIGHTWATCHING. Teatral. Belo. Fortemente visual. (Jm, mais um com instantes que amiúde se querem emoldurar).

- MÝRIN (Jar City). Frio é o local; fria é a doença; frias são as cores deste policial. (ice-land)

- 请投我一票 (Please Vote For Me) Premissa: pela primeira vez, numa escola da China, é dada aos (pequenos) alunos a possibilidade de serem eles a eleger, entre três, quem querem que seja o seu delegado de turma, em vez de este lhes ser imposto. A trafulhice em gente de palmo e meio, e a insidiosa ajuda externa (dos pais). (tu choras por tudo e por nada, não tens perfil para aguentar isto; tu bates-nos muito; se eu não for duro, ninguém me respeitará. “Calados!!”).

- MANUFACTURING DISSENT. Aproveitamento de um manipulador. Manco. (e ali estava, aquele homem, com ar de camionista e boné na cabeça).

- VRATNÉ LAHVE (Empties). Os primeiros dias da última idade, com uma esforçada tentativa de quebra com o dia-a-dia da idade anterior. (mulheres em meias de vidro, frequentemente, numa carruagem de comboio).

- SUKKAR BANAT (Caramel). Mulheres à beira de… A velha fórmula de Almodóvar, usada no Líbano. (ele sai do salão de beleza, com o bigode feito e sem as patilhas – Uááááá!!! …é o delírio da audiência, e um momento alto de ir ao cinema em Macau)

- FILMES DE MACAU. The Rising City; The Voice Of Pedicab; Traffic Lights; Macao Water Fountains; We Love Dancing; Sons Of The Land; Left Behind; 350 Meters;

- CURTAS DO SUDOESTE ASIÁTICO. A Not So Giant Story; Crocodile Journals; It Is Not A Chance To Be Missed; D.Y.I.; Graceland; Quietly; The Mole; Wind; A Not So Giant Story.

Para o ano há mais.

Nenhum comentário: